Nioaque

Nioaque
A cidade das Vogais

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SÉTIMO ENCONTRO GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA


SÉTIMO ENCONTRO GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
Nioaque, 15 de setembro de 2011.

Pauta do dia:
·        Período matutino: 7:30 às 11:30 h
- Mensagem inicial: 11 de setembro
                                A águia
- Dinâmica: Quebra gelo
- Socialização dos trabalhos realizados em sala com os alunos
- Apresentação das atividades do portifólio até então desenvolvidas
- Estudo e análise da TP5 – Unid. 19 e 20
- Oficina: Transposição de gêneros em textos publicitários (atividade realizada em dupla)
   
·        Período vespertino: 13:00 às 17:00 h
    - Apresentação das atividades da oficina
- Slide: Música “Como seria sem Amor?”.
            Música “Viva a Amizade”
- Dinâmica: Romance
- Textos: As cores da Amizade
              A Moça Tecelã (Marina Colasanti)
              E tudo mudou (Luís Fernando Veríssimo)
- Estudo e análise da TP6 – Unid. 21 e 22
- Oficina: Produção de texto (Uma história maluca – pág. 49 – AAA6 versão do aluno).



Aos dias 15 de setembro de 2011 aconteceu o 7º encontro do Gestar II Língua Portuguesa em uma das salas do programa Se Liga e Acelera Brasil, extensão da Escola Municipal Guilherme Corrêa da Silva – Nioaque/MS. Segundo o nosso cronograma o encontro teria que acontecer numa sexta-feira, porém em virtude da parada no transporte escolar de dois dias realizamos o mesmo na quinta-feira.
Neste dia estavam presentes apenas doze cursistas, pois infelizmente houve o óbito de uma senhora muito conhecida e tia de uma das cursistas e por este motivo os que eram mais ligados a ela não compareceram ao encontro.
Iniciei nossos trabalhos com uma mensagem sobre o dia 11 de setembro, pois é assunto que está em destaque na mídia. A mensagem fala do cuidado e amor de Deus com cada um de nós e a grande pergunta era: Onde você estava no dia do fato ocorrido? O que estava fazendo? Lembra-se do que passou pela sua cabeça naquele momento? Enfim, foi um momento onde todos refletiram um pouco sobre suas vidas. Logo em seguida, passei uma caixa com fragmentos de frase somente com o inicio e que ambos deveriam completá-las com seu pensamento. Todos deram continuidade nas frases e fizeram à leitura das mesmas. Montamos assim um texto coletivo tentando dar uma coerência nas frases redigidas, ou seja, cada frase se tornou um parágrafo e um orador foi selecionado para fazer a leitura do texto formado pela turma.
Fizemos à socialização das atividades desenvolvidas em sala com os alunos e muitos estão satisfeitos com o avanço dos trabalhos. Disseram que as aulas estão bem mais prazerosas e os alunos já se acostumaram com as atividades e novidades desenvolvidas no Gestar.
Distribui logo em seguida, as pastas dos referidos portifólios dos cursistas para que fizessem análise do que está sendo desenvolvido e também verificar as atividades que estão em atraso para entrega. Alguns cursistas devem atividades e este foi um bom momento para que eles analisassem seu desempenho no programa.
Passamos então para o estudo e análise da TP5 – Unid. 19 e 20. A maioria disse que está TP5 é muito boa, pois as atividades apresentadas no avançando na prática são ótimas e que envolve muito a questão da produção, argumentação e planejamento da escrita. 
Sanadas as dúvidas e a apresentação das unidades fizemos em grupo a transposição de gêneros nos textos publicitários. Desta vez os cursistas tinham que pegar uma propaganda e convencer os consumidores de que aquilo que estava sendo anunciado não é tão bom assim e que precisamos ter cuidado com a propaganda enganosa.
Por falta de tempo as apresentações dos trabalhos da oficina ficaram para o período vespertino.
Ao retornarmos do almoço acolhi aos cursistas com o slide da música “Como seria sem Amor?” e “Viva a Amizade”. Após as reflexões distribui o texto “As cores da Amizade”. Todos amaram e disseram que dá para trabalhar ambos (músicas e texto) nos temas sobre o “Bullying e Consciência Negra”, pois estão inseridos nos projetos desenvolvidos nas escolas.
Passamos para a apresentação dos trabalhos realizados no período matutino sobre transposição de gêneros nos textos publicitários. Os trabalhos ficaram muito bons e divertidos. Os professores disseram que os alunos com certeza vão gostar muito de realizar esta atividade, pois é muito gostosa de fazer e cada propaganda é melhor que a outra e nos grupos chegaram a fazer mais de um trabalho para então escolherem um para a apresentação.
Fizemos logo após as apresentações a atividade do avançando na prática da pág. 49 com algumas questões a mais e ficou bastante divertido.
Passei a eles uma cópia do texto “A Moça Tecelã” com comentários da obra e o texto de Luís Fernando Veríssimo “E tudo mudou”.
Iniciei somente os tópicos das próximas unidades de estudo da TP6 e fizemos à montagem de um texto coletivo com figuras de feltro que trouxe para o encontro, pois são utilizadas em minhas atividades com as crianças de minha igreja e todos gostaram, pois é um material diferente.
Ficou definido para o próximo encontro que a partir de então será quinzenal o estudo em casa da TP6 – Unid. 21 e 22 bem como a entrega dos trabalhos pendentes de alguns e a resolução das atividades das unidades trabalhadas no dia de hoje.
Uma data prevista para o próximo encontro dia 30/09/2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário