Nioaque

Nioaque
A cidade das Vogais

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

RELATO DA SEMANA (GESTAR II)

No início da semana de apresentação do Programa Gestar II confesso que achei bem complicado todo aquele assunto sobre as TPs e tudo mais. Logo pude perceber que é possível sim desenvolver um projeto interessante com os cursistas em prol de uma educaçãode mais qualidade.
Já na apresentação do programa e nas trocas de experiências já vividas por alguns dos colegas pude perceber que a qualidade na educação é igual para todos independente de onde moramos. O que é preciso fazer é mudar nossa visão estereotipada que desde o início da nossa formação como indivíduos de escola esta enraizada dentro de nós.
Pude analisar a série de gêneros textuais que tenho acesso e nem me dava conta de como poderia ser trabalhado em sala de aula. O meu maior defeito é ser perfeccionista. Gosto sempre de tudo muito bem feito, não deixo meus alunos fazerem um carataz por exemplo sem antes ou depois eu ir até lá e fazer as modificações para que fique melhor. Passei por essa experência após o curos do Gestar II na semana seuinte que retornei para sala de aula. Como já disse por i-mail as aulas aqui em Nioaque começaram em março e o término foi no dia 17/12/10.
Aconteceu que  no nosso livro didático (6º Ano) havia uma sugestão de produção de texto sobre os efeitos nocivos do sol durante o verão. Pois bem, eu parei, pensei um pouco e conversei com a turma sobre as vantagens e desvantagens que o sol proporciona. Imediatamente eles começaram a falara sobre a Dengue e veja bem, um assunto puxou outro e eu propus que fizéssemos então em grupo (eles são 11 alunos na turma) um cartaz ilustrativo sobre a Dengue para colocar em exposição na escola. Nossa como eu me surpreendi com a turma, pois eles são os "piores alunos" da escola em questão de indisciplina. Ninguém gosta de ir dar aula no 6º Ano, porém neste dia eles se sentiram utéis. Um buscou o papel manilha na secretaria, o outro pegou sulfite, cola, tesoura e cada um deles escreveu uma frase e fez um desenho ilustrando a mensagem sobre os perigos da proliferação do mosquito da Dengue. Eles ficaram quietos de dar medo e muito felizes na hora de expor o trabalho na escola. Cuidaram tanto do cartaz que na hora do recreio ninguém podia por a mão, pois era apenas para ler e entender a mensagem. Passados uns dois dias veio um aluno e falou : "Professora rasgaram um pedaço do nosso cartaz, aposto que foram as crianças do 1º Ano aqueles invejosos. Esse foi o primeiro e o único cartaz que fizemos durante o ano e os alunos ainda estragam". Confesso que levei um choque e pude perceber o quanto é importante o aluno fazer parte do meio, pois o cuidado que eles tiveram com aquele simples cartaz me emocionou muito e já sinto que dentro de mim alguma coisa mudou a partir do olhar diferente que estou tendo com os gêneros textuais na vida de meus alunos. Espero poder levar a mensagem principal do Gestar II aos meus cursistas para que eles também possam fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário